Olá, Olá! O que posso eu dizer desta semana?? Ora vejamos... foi uma semana com um balanço médio, acho. Voltamos então a ter a aula de ECDM, no dia 15 de Dezembro, já não tínhamos esta aula a duas semanas, pelo motivo de as aulas terem calhado a um feriado, tal como já tinha referido no balanço semanal passado.
A aula de ECDM é sempre uma aula bastante dinâmica que chama a atenção bastante aos alunos, fizemos exercícios variados, a pares, bastante divertidos.
As ferias do natal estão a aproximar-se, sendo quinta-feira o ultimo dia de aulas de este ano.
Archive for dezembro 2008
Balanço semanal de dia 8 de Dezembro a 15
.
Anúncio - sociologia
.
Optimus TAG "Ela"
Escolhi este anúncio da Optimus “ TAG” pelo motivo de ser um anuncio em que me chamou bastante á atenção e acho que a quase praticamente todos os indivíduos, pois apela a que se fale ao telemóvel gratuitamente de TAG para TAG com tudo gratuito.
Este anúncio destina-se a todo o público, mas talvez aos mais jovens, pela razão de alguns passarem os dias inteiros ao telemóvel e com esta “novidade” têm a possibilidade, como diz o próprio anúncio, de carregar o telemóvel só uma vez por mês e ser tudo gratuito durante esse mesmo mês e assim sucessivamente.
A linguagem utilizada pela personagem que participa no anuncio é uma linguagem corrente, fazendo um papel de uma jovem a comparar o antigamente com o hoje, como o não se puder fazer tanta coisa no antigamente e hoje ser completamente diferente, ela fala como se estivesse a falar com algum amigo, dando todas as informações de como é o TAG e por fim o anuncio apela às pessoas terem o cartão.
As cores do anúncio são umas cores mais suaves, não tão carregadas como costumam ser a de alguns outros, baseiam-se em cinzento, preto, branco.
Category Sociologia
“ Correio da manhã" noticia sobre racismo- sociologia
.
14 Outubro 2008 - 00h30
S. João da Pesqueira: Jovens imigrantes barricados num galinheiro
Povo em fúria tenta linchar 4 estudantes
"Ou eles mudam de comportamento ou então vai haver mortes", desabafa José Lopes, espelhando o sentimento da população de S. João da Pesqueira onde, no domingo à noite, alguns moradores tentaram linchar quatro alunos de países africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), acusados de a agredir três pessoas. O confronto não acabou em tragédia devido à intervenção da GNR, que resgatou os imigrantes do galinheiro de uma habitação e os levou sob protecção para o posto.
O mau relacionamento entre os estudantes africanos – que frequentam a Escola Profissional da Pesqueira – e jovens da vila dura há algum tempo, mas agudizou-se no fim-de-semana, depois de um imigrante de S. Tomé e Príncipe ter agredido três pessoas. Uma delas é António Lopes, de 56 anos, atingido com um murro que o obrigou a internamento no Hospital de S. João, no Porto. Após a agressão, meia centena de pessoas, armada com paus, concentrou-se em frente à casa onde estava o agressor e três amigos, e tentaram fazer justiça pelas próprias mãos.
A GNR, que teve de pedir reforços aos postos vizinhos, só ao fim de quatro horas (pelas 23h00) conseguiu resgatar os jovens em segurança, perante a fúria dos populares, que se dizem "fartos do comportamento" dos estrangeiros. "São conflituosos e mal-educados. Arranjam problemas com muita gente mas agora bateram a má porta", diz José Lopes.
O jovem acusado de agressão não foi ontem às aulas e, a meio da tarde, apanhou um autocarro e foi passar uns dias a Lisboa. Apesar de a GNR ter reforçado a vigilância, alguns alunos africanos não saíram de casa, com medo de represálias. Edma e Alexandra são duas das jovens que "temem pela segurança" e receiam "ser vítimas de racismo".
"DEU-ME UM MURRO"
Até ontem à tarde, apenas duas das três pessoas agredidas tinham apresentado queixa na GNR. Pedro Dias, de 35 anos, foi agredido no sábado à noite: "Um deles cuspiu-me na cara e depois ameaçaram-me com tacos de basebol", conta. No domingo à tarde foi a vez de António Lopes. O agricultor diz que "um dos jovens estava a bater num amigo" e socorreu-o. Pouco depois "o mesmo rapaz, acompanhado por mais dois, abeirou-se de mim e deu-me um potente murro que me deixou cego", recorda António Lopes que não se diz racista mas quer que eles "abandonem" S. João da Pesqueira. Este é, aliás, o sentimento de grande parte da população, um facto que deixa "muito triste" João Almeida, director da escola: "Vamos analisar a situação. Foi um caso pontual. O jovem é muito bom aluno", diz, salientando que ele só muda de escola "se essa for a sua vontade".
PORMENORES
IRA POPULAR
A revolta popular foi um inédito na vila. "Parecia a Cova da Moura. Era só gritos de morte e vontade de fazer justiça pelas próprias mãos", diz Alda Figueiredo, que assistiu a tudo de sua casa.
RACISMO
O comandante da GNR de Moimenta da Beira, Gonçalo Brito, não acredita que "seja uma situação de racismo e xenofobia", porque os jovens já estão na vila "há três anos e nunca tinha havido problemas".
INTEGRADOS
O director da Esprodouro diz que hoje estudam naquela escola 17 alunos dos PALOP. O alegado agressor anda no terceiro ano do curso de electrónica. "Todos eles estão bem integrados", diz.
Luís Oliveira
Category Sociologia
A aprendizagem pela acção: como as crianças controem o conhecimento.
.
1.
Actividade:
• Quando uma criança faz uma construção, desenvolve as capacidades físicas e psicológicas. Ao fazer um cartão para o pai, desenvolve também a capacidade de pintura, utilização dos materiais e nesse desenvolvimento ela mostra o seu estado de espírito, seu sentimento. Enquanto elas usam os variados materiais e até se sujam com estes, não se importam e até ficam felizes e a divertir-se bastante. Todas as actividades que as crianças desenvolvem elas preocupam-se bastante com a opinião das pessoas que as rodeia.
2.
Actividade:
• Um bom exemplo em que as crianças testam as suas ideias é através dos seus desenhos e da sua própria pintura. A partir dos desenhos criados pelas crianças podemos tirar varias conclusões. O que nós vemos num desenho de uma criança não tem o mesmo significado para elas. Ao que chamamos um desenho cheio de riscos, para elas, no seu ver, pode ser uma casa, por exemplo, dado que são as próprias que nos dizem e o afirmam. Ao verem os adultos a fazerem certas coisas, como por exemplo, abrir a porta, o armário, chegar ao interruptor da luz entre outras coisas, as próprias crianças tentam fazer o mesmo. Esforçam-se e procuram ideias até conseguirem alcançar o mesmo. Em questão do armário, elas pucham uma cadeira, sobem o poial, mesmo em risco de cair, continuando sem medos.
3.
Actividade:
• As crianças dão formas variadas a objectos diferentes devido ao seu modo de raciocínio, consoante a ideia que têm relativamente aos objectos, que estas mais identificam e gravam visualmente.
4.
Actividade:
• As crianças aprendem através de tentativas e erros a resolver os problemas, talvez por estas terem a capacidade de quererem tudo correcto e com a sua paciência e respectiva perfeição. Como por exemplo, se repararmos atentamente às crianças a construírem lego, vão construindo e desmanchando até chegar à sua maneira, sem nunca desistirem e sem nunca se cansarem de fazerem o mesmo.
Category Psicologia
“ Terapia da dislexia” - psicologia
.
1) Faça uma pesquisa no Google sobre a palavra “ Dislexia”.
Dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.
2) Registe o problema do Manuel.
O problema do Manuel é ser disléxico, ter dificuldades de leitura, escrita, concentração e organização psicológica.
3) Registe as áreas de investigação psicologia referidas no texto
As áreas de investigação referidas no texto são a neuropsicológica, a psicologia cognitiva, a psicologia do desenvolvimento e a psicolinguística.
4) Registe as áreas de intervenção referidas.
As áreas de intervenção referidas são a psicologia clínica, a psicologia educacional e a psicoterapia.
5) Porque é que foi importante a intervenção da equipa multidisciplinar no tratamento desta perturbação de comportamento?
Foi importante a intervenção da equipa multidisciplinar pois assim ajudou o Manuel a ultrapassar os seus problemas, tais como ler, escrever, melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e os níveis de concentração, estimular a memoria, a atenção e a reeducar a leitura e a escrita prestando também apoio emocional para aumentar a auto-estima, a autoconfiança e resolver eventuais problemas de comportamento.
6) Identifique no texto comportamentos e processos mentais e justifique as suas opções.
Os comportamentos expressos no texto são: ler e escrever e os processos mentais são a atenção, a auto – estima, a autoconfiança e os nervos. Os comportamentos são designados como um conjunto de acções que realizamos, e os processos mentais tudo o que pensamos e sentimos.
Category Psicologia
“ Álcool e os jovens “ - psicologia
.
1) Com base nos documentos enumere todas as consequências do consumo de álcool na adolescência.
As consequências do consumo de álcool na adolescência são as falhas permanentes de memória, dificuldades de autocontrolo e desmotivação. O abuso de álcool na juventude aumenta cinco vezes de um jovem se tornar alcoólico na idade adulta e o álcool também deixa mais lentos os neurónios envolvidos na formação de novas memorias, o que pode ser a explicação para lapsos em jovens. Os danos causados nos adolescentes são pelo menos em 4 regiões do corpo como nos ossos, no cérebro, no fígado e no sistema endócrino.
2) Parece-lhe que o consumo de álcool na adolescência é mais prejudicial do que na idade adulta? Justifique a sua resposta.
Sim o consumo de álcool parece-me ser mais prejudicial na adolescência do que na idade adulta, logo os jovens ficam mais dependentes do álcool que os adultos, e estes ainda tem o seu corpo em formação e os órgãos não se encontram tão desenvolvidos.
3) Identifique no texto os métodos utilizados pelos cientistas para chegarem a estas conclusões.
Os cientistas para chegarem a estas conclusões realizaram testes em cobaias em que demonstraram o resultado do álcool nos adolescentes e também fizeram uma estatística dos adultos que começaram a beber antes dos 14 anos e dos que começaram a consumir a partir dos 21 anos.
4) Identifique todas as ciências envolvidas na investigação das consequências do consumo de álcool no comportamento.
As ciências envolvidas na investigação das consequências do consumo de álcool no comportamento são a sociologia, a informática, a medicina e a psicologia do desenvolvimento, dos processos conjuntivos e emocionais relacionados com a ressonância magnético-funcional.
Category Psicologia
Eu apresento-me...
.
Chamo-me Ana Maria Silva Brito, tenho 16 anos, nasci e sempre permaneci em Setúbal, onde vivo com os meus pais.
Estou a tirar o curso de apoio a infância, pois gosto bastante de crianças, dizem que sei lidar muito bem com elas.
Considero-me simpática, mas só para quem o também é, gosto de ajudar os meus amigos, mas por vezes pelo que dizem devia me preocupar mais comigo própria e não tanto com os outros pois muitas das vezes só se lembram de mim quando precisam de algo. Tenho aprendido muito ao longo destes anos como o facto de nem toda a gente ser mesmo nossa amiga, que alguns só o dizem ser por interesse, e quando me chamaram a atenção que algumas pessoas eram assim eu não ligava e ate dizia ser mentira, agora já vejo a vida com outros olhos, de outra maneira, sei distinguir quando uma pessoa é verdadeira ou amiga por interesse. Nos só aprendemos com os nossos próprios erros, e é como tenho aprendido ao longo da minha vida, com os meus erros. Sou muito teimosa, quando dizem que não tenho razão junto todas as coisas que me façam demonstrar que sim tenho razão, mas nem sempre a tenho, apesar de custar a admitir na altura, acabo sempre por admitir.
Detesto pessoas falsas, mentirosas e que só ligam a elas próprias despreocupando-se com o bem-estar das pessoas que as rodeia tal como passarem por cima de tudo e todos para conseguir os seus objectivos mesmo que para isso tenham de prejudicar alguém! Uma coisa que não sou nada é ser influenciável, e custa-me ver pessoas que o sejam, por isso, quando vejo isso tento sempre chamar á razão apesar de as vezes não ligarem, mas outras ouvem-me e tentam mudar o seu comportamento.
Gosto imenso de passear, de estar ao computador e de estar com a família. A família para mim é uma coisa bastante importante que nem sempre é fácil pois nem sempre concordam com as minhas escolhas, mas tal como dizem que tenho de os compreender, eles também tem de me compreender apesar de raramente o fazerem, pois para eles a razão pertence-lhes sempre, apesar de nem sempre ser assim.
Espero que me fiquem a conhecer um pouco melhor neste breve texto.
Leitura de imagem
.
Esta imagem é composta por três planos referindo-se a um indivíduo com um rosto bastante sorridente, muito bem vestido, com uns dedos grandes e finos a compor o seu guardanapo no colo, parecendo estar sentado diante uma mesa redonda, num restaurante, á beira-mar ou rio, á espera de ser servido. A imagem parece ser passada durante o pôr-do-sol pois no mar junto aos barcos á vela reflecte-se a luz do sol de fim de tarde dando a ideia da acção ser passada durante esse período de tempo.
Em plano recuado consegue-se avistar terra ao longe dando a ideia de passar um rio entre a terra avistada e o local onde o indivíduo se situa.
No plano intermédio observa-se as águas calmas de um rio onde está a passar dois barcos á vela a navegar, observando-se também as luzes da cidade reflectidas no rio dando uma sensação de estar a anoitecer.
E finalmente no plano central, destaca-se o indivíduo tranquilo e recostado á mesa de um restaurante, estando já com uma garrafa de “vinho” perto de si, parecendo estar á espera que lhe sirvam a sua refeição, observando-se também que este indivíduo está a pôr o guardanapo no colo dando a sensação de este estar prestes a tomar a sua refeição.
Category Português
Balanço semanal de dia 1 de Dezembro a dia 8
.
Já á duas semanas que não temos a aula de ECDM por ser feriado, feriados de dia 1 de Dezembro e 8 de Dezembro, já sinto a falta dessa aula por ser bastante divertida.
Questionário a uma criança
.
- Como te chamas?
Diogo.
- Tens que idade?
5 Anos.
- Gostas de andar no Infantário?
Sim.
- O que gostas mais de fazer quando estas no Infantário?
De brincar com os meninos.
- Com quem gostas mais de brincar no Infantário?
Com os meus amigos da minha sala.
- O que gosta mais de fazer quando estas em casa?
De brincar com os meus brinquedos.
- Em que sítios gosta mais de brincar?
Na casa da avó, no quintal.
- Que brinquedos gosta mais?
De carrinhos.
- Com quem gosta mais de brincar em casa?
Com o meu pai, a minha avo, o meu avô e os meus primos.
Racismo
.
O racismo consiste no pensamento, ou no modo de pensar de cada indivíduo em que se dá uma enorme importância à noção da existência de diversas raças humanas e superiores umas às outras.Na cidade de Setúbal mas não só, tem vindo a registar-se com frequência níveis de actividade criminosa que deveriam ser olhadas com atenção se bem que com índices ainda não preocupantes. Nomeadamente nos últimos tempos tem-se verificado, por exemplo, uma posição que poderemos considerar preocupante e que constitui na agressão a agentes policiais sobretudo por parte da população de cor. Sendo até vários membros da própria policia estes de cor, agredidos por procurarem impor a ordem e por vezes até próprios membros policiais que praticam violência sobre detidos, chegando até a causar-lhes a morte.Apesar de haver muitas pessoas racistas hoje em dia em minha opinião o racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, no meu modo de pensar todas as pessoas são iguais independentemente da cor e todas elas merecem respeito e serem tratadas de modo igual. Por vezes as pessoas deveriam se preocupar com elas próprias não fazendo distúrbios por coisas insignificantes, pois todas as pessoas são iguais. As pessoas só se devem considerar “más influencias” quando fazem algo de mal que prejudique alguém, não pela sua cor. O valor de cada indivíduo é o seu comportamento e a sua maneira de pensar.
Bullying
.
Infelizmente, as crianças portuguesas são das que mais sofrem de acções de violência física ou psicológica.
A meu ver todos nós deveríamos ajudar de algum modo a combater contra o Bullying, como por exemplo os mais velhos estarem mais atentos às crianças, e até nós próprios ao detectarmos um caso desses em algum local, deveríamos entrevir e tentar perceber o que se passa e o porquê. Talvez se ouve-se mais publicidade acerca desse assunto todas as pessoas poderiam tentar entrevir e ajudar, pois nem todas as pessoas sabem o significado da palavra "Bullying".
Poema de William Shakespeare
.
Gostei bastante deste poema, pois faz-me pensar sobre todas as crianças que são mal tratadas que não tem amor de parte de ninguém. Todos os indivíduos deveriam dar o seu amor e carinho aos seus. O fundamental para as crianças não é o dinheiro nem as prendas, mas sim o afecto e o carinho que lhes é dado, algumas por vezes sentem muito a falta desses sentimentos por parte de alguém, não deveriam mal tratar as crianças conforme tratam, mas sim trata-las bem fazendo-as sentir bem e crescerem num ambiente seguro e tranquilo.
Balanço semanal de dia 24 de Novembro a 1 de Dezembro
.
Em minha opinião, o balanço semanal desta semana é positivo, até agora as aulas até que têm corrido bem. O que me agrada bastante é poder fazer bastantes trabalhos tanto individuais como em grupo, porque por vezes só ao haver testes pode não ser muito positivo, porque quem se enerva nos testes, como eu, fica logo em baixo. Uma coisa que espero conseguir superar também é o facto de me enervar nos testes, tenho de começar a encarar um teste como um método de avaliação tal como um trabalho.