Archive for novembro 2010

ESTÁGIO! 25-11-2010 e 26-11-2010


.



No dia 25 de Novembro comecei por dar inicio à actividade “ O trenó e a rena”.
Como o Natal está à porta as educadoras acharam melhor dar inicio aos efeitos de Natal, que este ano irão todos ser feitos em material de desperdício.
Decidi então fazer uma árvore de natal feita de rolos de papel higiénico.
Perto da hora do almoço a Educadora Francisca pediu ajuda na construção e recorte das letras “Feliz Natal” para um dos placares da sala polivalente.
Na parte da tarde, como não tínhamos crianças na sala das brincadeiras/actividades demos continuação aos efeitos de Natal. Antes de sair do local de estágio dei como finalizada a árvore de Natal.
No dia 26 de Novembro, quando dei entrada no estágio a Educadora Francisca solicitou ajuda na modificação da sala polivalente.
Após a mudança na sala polivalente, decidi construir uma grinalda de Natal feita em CDS.
Quando voltei do almoço conclui a actividade da grinalda.
Em seguida e por fim realizei um desenho para colocar no “ Nosso Calendário” da sala das brincadeiras/polivalente.

ESTÁGIO! 11-11-2010


.

Dei entrada no local de estágio por volta das 9h00. Quando cheguei ao local a sala das brincadeiras já se encontrava aberta, entrando assim de imediato na mesma.
No primeiro período da manhã, ao chegar, sentei-me e empenhei-me em acabar o meu logótipo de PAP.
Ao acabar o logótipo, como ainda não se encontravam crianças na sala, dirigi-me à Educadora Zaida que estava a escolher variados desenhos no computador, com o tema da época natalícia. Esses desenhos tinham como objectivo mandar imprimi-los para que as crianças possam pinta-los e que por fim sejam expostos no painel da sala das brincadeiras/actividades.
Perto da hora do almoço a Educadora Francisca deu-nos a ideia de modificarmos a sala das brincadeiras/actividades, pelo facto da sala ser um pouco pequena e ter imensos objectos dentro dela.
Sai para o período de almoço pelas 13h00 dando entrada novamente às 14h00.
Na parte da tarde fiz uma selecção de materiais, como canetas e lápis, que se encontravam na sala.
Depois de finalizar o que estava a fazer anteriormente eu e a minha colega Nábila concluímos a actividade da “Casa Segura”.
Para concluir o meu dia de estágio, ajudei a educadora Francisca na realização das letras para a actividade “ Quadro dos Desejos”.
Foi um dia bastante calmo pois a maior parte das crianças não podiam sair dos seus quartos.
Finalizei o dia de estágio por volta das 16h00.

160º Aniversário de Robert Louis Stevenson


.


Robert Louis (originalmente Lewis) Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia. Filho de engenheiro civil, era pressionado pelo pai a seguir mesma carreira, mas a saúde debilitada e a fraca inclinação para a área fizeram com que decidisse por uma carreira alternativa. Em 1866 entrou para a faculdade de Direito em Edimburgo. Lá estudou, e escreveu durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento para a literatura. No ano de 1873, após concluir a faculdade, Robert muda-se para a cidade de Londres, Inglaterra, pois sentia-se deslocado no ambiente familiar, marcado por um clima coercitivo e pela inexorável moral e religiosidade puritanas. Em sua curta estadia na cidade, passa a frequentar os salões literários para, algum tempo depois, partir em uma longa viagem pela Europa continental. O ano de 1876 é importante na sua vida particular, pois, nesse ano, conhece uma mulher norte-americana dez anos mais velha, Fanny Vandergrift Osbourne, com a qual se casa em 1880, em São Francisco, Estados Unidos. Volta à Inglaterra e traz consigo esposa e um enteado, chamado Samuel Lloyd Osbourne. No ano seguinte é internado na cidade de Davos, Suíça, para tratar sua tuberculose, que há anos o vinha acompanhando. A carreira de engenheiro, jamais exercida, é preterida pela de escritor, que, a partir de 1882, é marcada por uma acentuada proficuidade. Conhece a notoriedade artística ao escrever, em 1886, The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), um de seus maiores sucessos literários. Com a morte do pai, em 1887, Stevenson retorna aos Estados Unidos, onde volta a tratar de sua tuberculose. No ano seguinte aventura-se num veleiro em diversos arquipélagos do Pacífico-Sul, junto com a esposa e o enteado. Apaixonado pela paisagem paradisíaca, se estabelece definitivamente em Apia, nas Ilhas Samoa, em 1889. Morre prematuramente, em 3 de dezembro de 1894, aos 44 anos, enquanto escrevia sua obra-prima inacabada, Weir of Hermiston, vítima de uma hemorragia cerebral.

ESTÁGIO- 11-11-2010/12-11-2010


.

No dia 11 de Novembro dei entrada no local de estágio um pouco antes das 9h00.
No dia 11 de Novembro, comecei por planificar bem a actividade que eu e a minha colega íamos realizar acerca do São Martinho e a Maria Castanha.
Quando todas as crianças já se encontravam na sala das brincadeiras/actividades, colocamos todas elas sentadas nas cadeiras, em volta da sala, para ouvirem a história do São Martinho e da Maria Castanha, que a minha colega iria contar.
Depois das histórias propus-lhes pintarem a Maria Castanha, actividade pensada por mim, consistia em uma castanha desenhada em papel reciclado, em que as crianças teriam de pintar com vários tipos de matérias, canetas, lápis, lápis de cera, ou tintas, como bem tencionassem.
No meu ponto de vista a actividade foi um sucesso, todas as crianças quiseram participar, todas se empenharam bastante na pintura.
Por fim, eu e a minha colega perguntamos se todos gostaram da actividade e por incrível que pareça todas elas com um enorme sorriso nos lábios disseram que sim. Percebemos que deixamos nelas o “bichinho” da pintura com vários tipos de materiais, pois no momento seguinte a maior parte das crianças quiseram voltar a pintar outro desenho com materiais diferentes.
Ao terminar o momento das pinturas fiz com duas crianças a actividade “ Casa Segura” para preencher mais um espaço no placar da sala.
Antes do almoço duas meninas queriam fazer animais em plasticina, uma fazia em verde e a outra em cor-de-rosa.
Sai para o almoço pelas 13h00 dando entrada novamente pelas 14h00.
Só sai do estágio às 16h00.
No dia 12 de Novembro entrei no local de estágio à hora habitual, 9h00.
Sai para o almoço já passava um pouco das 13h00 pois foi uma manhã cheia de trabalho.
Voltei depois do almoço, às 14h00 só saindo pelas 16h00.
Na parte da tarde, como não havia crianças na sala eu e a Professora Primaria, Clara, iniciamos a pintura da casa do presépio, feita em cartão.
No dia 12 de Novembro entrei no local de estágio à hora habitual, 9h00.
No dia 12 de Novembro, quando cheguei ao local de estágio comecei logo por terminar a pintura da casa do presépio.
Ao finalizar a pintura, dirigi-me a um menino que dizia adorar fazer puzzles grandes, propus-lhe então fazermos o do Peter Pen, com 60 peças. Em poucos minutos acabamos. Seguimos para um puzzle de 99 peças, este foi um puzzle bastante demorado, por fim a criança já estava farta de tanta peça, mas terminamos passado algum tempo. Apesar do puzzle anterior ter sido enorme e massacrante a criança quis fazer outro, mas desta vez mais pequeno, com 60 peças, o puzzle do Aladino. E assim passou a manhã.
Sai para o almoço já passava um pouco das 13h00 pois foi uma manhã cheia de trabalho.
Na parte da tarde, realizei uma actividade pensada por mim. A actividade tinha o nome de “ Eu Quero…” consistia em um Pai Natal desenhado por mim em uma folha A4, com um grande saco, a criança tinha de pintá-lo e ao terminar a pintura do mesmo, eu daria 3 folhas com vários brinquedos colados, em que a criança teria de cortar os que gostaria de receber e cola-los dentro do saco do Pai Natal.
Foi uma actividade bastante positiva, apesar de só ter sido realizado por uma única criança, pois era a única na sala.
Antes de sair do estágio realizei o desenho para o painel “ O nosso Calendário” da sala das brincadeiras/actividades.
Voltei depois do almoço, às 14h00 só saindo pelas 16h00.

ESTÁGIO - 04-11-2010/05-11-2010


.

No dia 4 de Novembro, cheguei ao local de estágio um pouco antes das 9h00, a sala das brincadeiras/actividades ainda estava fechada permaneci assim na sala polivalente com uma criança.
Pelas 9h30 a sala das brincadeiras/actividades abriu.
No dia 4 de Novembro, quando cheguei ao local de estágio fiquei na sala polivalente com uma criança, enquanto a sala das brincadeiras/ actividades não abria.
Quando a sala abriu, como não entraram crianças na sala, comecei por dirigir-me a um computador para trabalhar um pouco mais no meu pré-projecto de PAP.
Pelo meio da manhã as crianças comeram a dar entrada na sala. Como estava no computador e entrou uma criança com perto de 7 anos de idade, propus-lhe fazer jogos didácticos no computador, deixando-a radiante.
Perto da hora do almoço estava um menino sentado na mesa, muito sozinho a brincar com uma “Shell” uma bomba de gasolina em ponto pequeno. Lá estava ele entretido com uns carrinhos a entrar e sair da bomba de gasolina, juntei-me assim a ele, fazendo-lhe companhia.
Sai do local de estágio pelas 13h00 voltando do almoço às 14h00.
Na parte da tarde tratei de pintar algumas personagens do presépio. Este ano o presépio da pediatria vai ser um amigo do ambiente, todo feito com material desperdício.
Como começou a dar entrada na sala várias crianças deixei a pintura e fui fazer uma actividade com o nome de “Casa Segura” em que a criança tinha de escrever uma frase com o tema: Intoxicações para expor no painel da sala.
Terminei o meu dia de estágio fazendo o jogo da memória do Ruca no computador com um menino de 5 anos que adorava computadores.
O estágio terminou á hora habitual, 16h00.
No dia 5 de Novembro, cheguei ao estágio pelas 9h00.
No dia 5 de Novembro, quando cheguei ao local de estágio já tinha na sala polivalente uma criança, com aproximadamente um ano de idade. Vesti a minha bata, fui buscar uns cubos e comecei a incentivar a criança a brincar.
Nisto a sala das brincadeiras/actividades abriu, de imediato entraram imensas crianças. Fui buscar um puzzle de 60 peças para realizar com uma menina que adorava puzzles, fizemo-lo bastante rápido. Ao terminar, ela quis fazer um jogo com o nome de “ Ordena por tamanhos”. Terminamos o jogo em uns 10 minutos, era bastante fácil. Em seguida ela decidiu jogar ao Loto-Leitura, apesar de não ter conseguido acabar pois foi chamada para o almoço.
Como estava na hora de almoço das crianças dediquei-me novamente à pintura do presépio.
Sai para o almoço perto das 13h00 voltando um pouco antes das 14h00.
Na parte da tarde como não havia crianças na sala foi a tarde inteira para deixar o presépio estável, conseguindo assim acabar algumas das personagens.
Finalizei o dia de estágio saindo à minha hora habitual, 16h00.