ESTÁGIO- 11-11-2010/12-11-2010


.

No dia 11 de Novembro dei entrada no local de estágio um pouco antes das 9h00.
No dia 11 de Novembro, comecei por planificar bem a actividade que eu e a minha colega íamos realizar acerca do São Martinho e a Maria Castanha.
Quando todas as crianças já se encontravam na sala das brincadeiras/actividades, colocamos todas elas sentadas nas cadeiras, em volta da sala, para ouvirem a história do São Martinho e da Maria Castanha, que a minha colega iria contar.
Depois das histórias propus-lhes pintarem a Maria Castanha, actividade pensada por mim, consistia em uma castanha desenhada em papel reciclado, em que as crianças teriam de pintar com vários tipos de matérias, canetas, lápis, lápis de cera, ou tintas, como bem tencionassem.
No meu ponto de vista a actividade foi um sucesso, todas as crianças quiseram participar, todas se empenharam bastante na pintura.
Por fim, eu e a minha colega perguntamos se todos gostaram da actividade e por incrível que pareça todas elas com um enorme sorriso nos lábios disseram que sim. Percebemos que deixamos nelas o “bichinho” da pintura com vários tipos de materiais, pois no momento seguinte a maior parte das crianças quiseram voltar a pintar outro desenho com materiais diferentes.
Ao terminar o momento das pinturas fiz com duas crianças a actividade “ Casa Segura” para preencher mais um espaço no placar da sala.
Antes do almoço duas meninas queriam fazer animais em plasticina, uma fazia em verde e a outra em cor-de-rosa.
Sai para o almoço pelas 13h00 dando entrada novamente pelas 14h00.
Só sai do estágio às 16h00.
No dia 12 de Novembro entrei no local de estágio à hora habitual, 9h00.
Sai para o almoço já passava um pouco das 13h00 pois foi uma manhã cheia de trabalho.
Voltei depois do almoço, às 14h00 só saindo pelas 16h00.
Na parte da tarde, como não havia crianças na sala eu e a Professora Primaria, Clara, iniciamos a pintura da casa do presépio, feita em cartão.
No dia 12 de Novembro entrei no local de estágio à hora habitual, 9h00.
No dia 12 de Novembro, quando cheguei ao local de estágio comecei logo por terminar a pintura da casa do presépio.
Ao finalizar a pintura, dirigi-me a um menino que dizia adorar fazer puzzles grandes, propus-lhe então fazermos o do Peter Pen, com 60 peças. Em poucos minutos acabamos. Seguimos para um puzzle de 99 peças, este foi um puzzle bastante demorado, por fim a criança já estava farta de tanta peça, mas terminamos passado algum tempo. Apesar do puzzle anterior ter sido enorme e massacrante a criança quis fazer outro, mas desta vez mais pequeno, com 60 peças, o puzzle do Aladino. E assim passou a manhã.
Sai para o almoço já passava um pouco das 13h00 pois foi uma manhã cheia de trabalho.
Na parte da tarde, realizei uma actividade pensada por mim. A actividade tinha o nome de “ Eu Quero…” consistia em um Pai Natal desenhado por mim em uma folha A4, com um grande saco, a criança tinha de pintá-lo e ao terminar a pintura do mesmo, eu daria 3 folhas com vários brinquedos colados, em que a criança teria de cortar os que gostaria de receber e cola-los dentro do saco do Pai Natal.
Foi uma actividade bastante positiva, apesar de só ter sido realizado por uma única criança, pois era a única na sala.
Antes de sair do estágio realizei o desenho para o painel “ O nosso Calendário” da sala das brincadeiras/actividades.
Voltei depois do almoço, às 14h00 só saindo pelas 16h00.