A aprendizagem pela acção: como as crianças controem o conhecimento.


.






1.

Actividade:

• Quando uma criança faz uma construção, desenvolve as capacidades físicas e psicológicas. Ao fazer um cartão para o pai, desenvolve também a capacidade de pintura, utilização dos materiais e nesse desenvolvimento ela mostra o seu estado de espírito, seu sentimento. Enquanto elas usam os variados materiais e até se sujam com estes, não se importam e até ficam felizes e a divertir-se bastante. Todas as actividades que as crianças desenvolvem elas preocupam-se bastante com a opinião das pessoas que as rodeia.


2.

Actividade:

• Um bom exemplo em que as crianças testam as suas ideias é através dos seus desenhos e da sua própria pintura. A partir dos desenhos criados pelas crianças podemos tirar varias conclusões. O que nós vemos num desenho de uma criança não tem o mesmo significado para elas. Ao que chamamos um desenho cheio de riscos, para elas, no seu ver, pode ser uma casa, por exemplo, dado que são as próprias que nos dizem e o afirmam. Ao verem os adultos a fazerem certas coisas, como por exemplo, abrir a porta, o armário, chegar ao interruptor da luz entre outras coisas, as próprias crianças tentam fazer o mesmo. Esforçam-se e procuram ideias até conseguirem alcançar o mesmo. Em questão do armário, elas pucham uma cadeira, sobem o poial, mesmo em risco de cair, continuando sem medos.


3.

Actividade:


• As crianças dão formas variadas a objectos diferentes devido ao seu modo de raciocínio, consoante a ideia que têm relativamente aos objectos, que estas mais identificam e gravam visualmente.


4.

Actividade:

• As crianças aprendem através de tentativas e erros a resolver os problemas, talvez por estas terem a capacidade de quererem tudo correcto e com a sua paciência e respectiva perfeição. Como por exemplo, se repararmos atentamente às crianças a construírem lego, vão construindo e desmanchando até chegar à sua maneira, sem nunca desistirem e sem nunca se cansarem de fazerem o mesmo.

One Response to “A aprendizagem pela acção: como as crianças controem o conhecimento.”

  1. O seu blog é muito interessante e muito rico no que concerne à disciplina de Psicologia.
    Bom Trabalho!