Archive for março 2010

Um dos meus desportos


.

Dia do Livro Português


.


Hoje, dia 26 de Março, assinala-se o Dia do Livro Português.

Segundo um artigo de uma revista, "Para uns ler é um prazer, um vício, para outros, uma necessidade ou uma imposição desagradável, uma verdadeira dor de cabeça." Porém, para nós, ler é algo fundamental e bom, algo que nos dá gozo e divertimento pois, é possível fazer várias e, diferentes, interpretações.

Dia de Estágio


.

Cheguei ao local de estágio por volta das 9h00, como o habitual.
As crianças começaram a dar entrada na sala das brincadeiras por volta das 9h35, saindo depois só pelas 12h00 para o almoço.
Pelas 13h00 nós as estagiarias e a educadora saímos para o almoço voltando novamente perto das 14h00.
Durante o dia de hoje mantive-me a concluir a “Caixa Mágica” com a minha colega Nábila para darmos hoje como finalizado o projecto, mas entretanto fomos dando atenção e brincando com as crianças que se encontravam na sala das brincadeiras.
Encerrou-se a sala das brincadeiras ás 16h00.

Hoje foi um dia de estágio digamos que diferente pois foi a "despedida" da minha coordenadora de estágio a Educadora Rosário, que "foi para a reforma" então fez-se no local uma grande festa entre as educadoras, estagiarias e médicos.

100º aniversário de Akira Kurosawa


.


Akira Kurosawa foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo. Com uma carreira de cinquenta anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes.
É amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema.
Em 1989, foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra "pelas realizações cinematográficas que têm inspirado, encantado, enriquecido e entretido o público em todo o mundo e influenciado cineastas de todo o mundo.

Dia da Meteorologia


.


No dia 23 de Março de cada ano, as instituições meteorológicas, enquadradas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), celebram o Dia Meteorológico Mundial. Fazem-no desde 1961 em torno de um tema que todos os países devem abordar a seu modo. Em 2010, passam 60 anos sobre a criação da OMM, como agência especializada do sistema das Nações Unidas, e o tema “60 anos ao serviço da segurança e do bem-estar” não tem o mediatismo do tema, por exemplo, do ano passado: “O Tempo, o Clima e o Ar que Respiramos”. Não gostamos de fazer balanços analíticos da história. Apesar de, hoje por hoje, serem necessários, sobretudo em ciência.

Estágio


.


Entrei no local de estágio por volta das 9h00, como o habitual.
Sai para hora de almoço pelas 13h00 voltando novamente ás 14h00.
Hoje na parte da manhã realizei a actividade do dia do Pai em que consistia em dar as crianças uma cartolina em forma de gravata e depois eles pintarem-na e colocarem algo escrito, eu por minha vez fiz uma borboleta/marcador.
Em seguida, o pai de um menino de aproximadamente 1 ano e pouco teve de sair por momentos da sala e não podia levar o seu filho pedindo-me para ficar com ele até sua chegada, eu por minha vez mantive-me com a criança ao colo e no chão brincando com o auxilio de vários brinquedos com esta.
Pelo fim da manhã e tarde inteira mantive-me a fazer pintura, corte e colagem de vários desenhos alusivos á Pascoa para se colocar no painel da sala polivalente.
Pelas 16h00 encerrou-se a sala das brincadeiras.

Filme Visionado na aula de Sociologia " BULLYING "


.

Estágio


.


Uma das actividades que quero salientar da Sexta-feira passada, dia 12 de Março, foi uma actividade que fiz com a Educadora Francisca em que consistia em colocarmos cola em cartões, um com molde de uma flor e outro com um molde de uma folha de uma árvore em que coloquei cola por cima de cada deles e por cima da cola coloquei massa fina, como se põe na sopa, para dar um aspecto de uma flor e folha salientes.
Isto com o objectivo de colocarmos na árvore do placar da sala das brincadeiras.

Filosofia para Crianças


.

A Filosofia para Crianças (FPC) é um programa de desenvolvimento do raciocínio que proporciona através da prática do diálogo, o desenvolvimento cognitivo, afectivo e social, das crianças e dos jovens, nomeadamente a nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, falar e o agir.

Migração


.


"Ao longo dos últimos anos, podemos mesmo falar em décadas, Portugal viu o seu interior ficar cada vez mais desertificado. Em termos demográficos, apresenta uma distribuição da população pelo território nacional bastante assimétrica.
A crise mundial, também, tem afectado a realidade de cada país e das populações que têm sido obrigadas a se adaptarem aos condicionalismos económicos, financeiros e políticos."
Por vezes, ouve-se certos indivíduos comentarem que algo esta danificado ou a economia pior devido ao migrantes, e no meu ponto de vista não é bem assim, acho que ninguém " rouba" nada a ninguém, simplesmente á pessoas que trabalham mais que outras e aguentam todo o tipo de trabalhos, mesmo sem terem o curso especializado de algo sujeitam-se a trabalhar em outra área se não encontram emprego na na sua área, mas nem todas as pessoas pensam e agem dessa maneira.
Na minha opinião considero que a migração por vezes é um ponto bastante positivo, pois integra-se assim novas culturas e saberes.

Dia das Mulheres


.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de Março, teve origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adoptada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Sexta-Feira de Estágio


.


Como o habitual dei entrada no local de estágio por volta das 9h00.
Hoje, eu e a minha colega Nábila, permanecemos na sala polivalente com as crianças até as 9h30 em que demos entrada na sala das brincadeiras.
Saímos para a hora de almoçar entre as 12h45 e as 14h00.
No dia de hoje a única actividade que realizei durante o dia inteiro foi a actividade que eu e a minha colega Nabila pensamos em fazer da “Caixa Mágica”.
Pegamos em uma caixa de sapatos simples e enfeitamos por fora com papel as cores e desenhos pintados pelas crianças. Por dentro a caixa consistia em colocarmos varias adivinhas, Lega-Legas, Trava-Línguas, Canções e anedotas.
A sala das brincadeiras encerrou por volta das 16h00.

Teatro de E.C.D.M


.



Representante: Ana Brito
Narrador: Isa Santos
Som/ endereces: Miriam Delgado “Popota”
Resumindo a história por escrito:

Música do Comboio
O comboio dos amigos vai partir vai, vai
Quem se atrasa fica em casa e de lá não sai
Uu Uuuu Uu Uuuu
O comboio dos amigos vai partir, vai, vai
Quem se atrasa fica em casa e de lá não sai
Uu Uuuu Uu UuuuO comboio dos amigos vai partir vai, vai
Quem se atrasa fica em casa e de lá não sai
Uu Uuuu Uu Uuuu
O comboio dos amigos vai partir vai, vai
Quem se atrasa fica em casa e de lá não sai
Uu Uuuu Uu Uuuu

História:
“O comboio das quatro (4) meninas”
Era uma vês um comboio das quatro (4) meninas, que eram muito amigas, a Susy a mais extrovertida, Aninhas a mais traquina, a Náná a mais calma, e a Raquelita a mais rebelde. Estavam todas no comboio quando de repente o comboio travou.
- O QUE FOI ISTO? (Disse a Náná)
- Acho que foi o comboio que travou (Disse a Susy)
- Claro! Vê-se logo, dah (Disse a aninhas e a Raquelita em conjunto)
- Poça, que susto (Disse a Susy)
A Raquilita e a Aninhas, como são muito traquinas, saíram e foram ver o que se tinha passado com o comboio. Mas não tinha sido nada de mais, apenas tinham chegado ao parque de Diversões e chamaram as outras meninas. (Narradora Isa Santos)
- Venham! Já chegámos (Disse a Aninhas)
- Ah ta bem. Vamos já meninas! (Disse a Náná)
Quando a Susy viu o Parque de diversões, ficou muito entusiasmada. (Susy, Ouve-se a música da Popota)
- Bora é a música da Popota (Disse a Aninhas)
Enquanto dançavam, a Aninhas decidiu fazer uma pequena traquinice… “pôs o pé à frente da Susy, esta caiu e magoou-se ” ….
- HIHIHIHI (Riram-se a Raquelita e a Aninhas)
- Espera, eu ajudo-a. (Disse a Náná)
- Não vale apenas chorares amiga … (Disse a Náná)
Com isto tudo, a Susy e a Náná quiseram dar uma lição às outras meninas. (Narradora Isa Santos)
- Tive uma ideia! Vamos pregar-lhes uma partida! para não se armarem em espertas (Disse a Susy) - Bora, vamos dar-lhes uma lição! (Disse a Náná)
- Quando elas se sentaram, puxámos a cadeira e… e…e… PUM! Caíram as meninas.
- Que parvas! (Disse a Aninhas e a Raquelita)
- Gostaram? (Disse a Náná)
- Não, não gostámos! És má. (Disse a Aninhas)
- Então não faças aos Outros o que não gostas que te façam a ti… (Disse a Susy)
- Desculpem! (Disse Aninhas e a Raquelita em couro)
- Pois nós somos amigas, não devíamos ter feito isso. Maldades não se fazem aos amigos. (Disse a Raquelita)

Moral da História: “Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti “ (Narradora: Isa Santos)